quarta-feira, 21 de outubro de 2015

"EDITHE"


A MENINA EDITHE LOURENÇO
INCRÍVEL COMO CONSERVARA A CANDURA AO LONGO DOS ANOS...IMRESSIONANTE COMO OS OLHOS TERNOS PASSARAM SEMPRE AS MESMAS MENSAGENS DE AFETO. SABIA AMAR INCONDICIONALMENTE, COMO AS CRIANÇAS AMAM:DESCOMPLICADAMENTE!
COMO TODA MENINA MOÇA DE SUA ÉPOCA, EDITHE FREQUENTAVA O PATRONATO DE MOÇAS NA CIDADE DE SÃO MANUEL... AFINAL, MOÇAS PRECISAVAM APRENDER A BORDAR, PINTAR, E AGREGAR BELEZA E CAPRICHO NO DIA À DIA DE UMA CASA. EDITHE IA E VINHA TODOS OS DIAS DE TREM... ROTINA DE ALEGRIAS E SONHOS.
ENTRETANTO, NUM DIA PRÉ DETERMINADO PELA VIDA, NO ANO DE 1940, AOS 13 ANOS, A MENINA MOÇA TEVE SEUS SONHOS ROUBADOS POR OBSCURAS FORÇAS QUE A DOMINARAM... O SEU SER JÁ NÃO MAIS COMANDAVA AS PRÓPRIAS VONTADES! 
CONTAM OS MAIS ANTIGOS, QUE NA GUARDIÃ DE LENDAS OUVIU-SE CASCOS DE CAVALO GALOPANDO FRENETICAMENTE, ADENTRANDO AS NOSSAS RUAS, E UM BELO HOMEM, MORADOR DA BOA VISTA BRADAVA AO VENTO: "CADÊ O ZÉ!? CADÊ O ZÉ!? O "BICHO DA BOA VISTA" ESTÁ COM A FILHA DELE AGORA!!! O ZÉ, ERA O PAI DE EDITHE. E O HOMEM A CAVALO ERA SEU IRMÃO LÁZARO. LOGO EM SEGUIDA, EDITHE DESEMBARCAVA NA ESTAÇÃO DE ALFREDO GUEDES, MUITO CONFUSA E HISTÉRICA, AMPARADA POR UM RESPONSÁVEL DO PATRONATO DE MOÇAS. E NAQUELE MOMENTO, CHEGARAM AS VOZES, CHEGARAM AS VISÕES E SE FORAM OS SONHOS DE MENINA! ERGUIA-SE ALI, O CASTELO DE MEDO E MISTÉRIO. NUNCA SE SOUBE COMO LÁZARO TEVE CONHECIMENTO ANTECIPADO DOS ESTRANHOS MALES DE EDITHE. À ÉPOCA, VIVIA ELE NA FAZENDA BOA VISTA, NÃO HAVERIA COMO SABER... NO ENTANTO, ELE ANUNCIOU O QUE ESTAVA POR ACONTECER. ENTÃO INICIARA-SE JUNTO COM ESSA FUSÃO DE DIMENSÕES, A EXTENSA LISTA DE PROMESSAS FEITAS E CUMPRIDAS EM FAVOR DA SAÚDE FÍSICA E ESPIRITUAL DA MEIGA MENINA. SEMPRE DOCE, AUTÊNTICA E SIMPLES, ERA EXTREMAMENTE SOLÍCITA E AMÁVEL! AMAVA, E MUITO! E MUITO PARECIDAS COM AS MUDANÇA DOS VENTOS, DE TEMPOS EM TEMPOS VINHAM AS CRISES... SORRATEIRAS COMO AS TORMENTAS QUE FORMAM-SE DEVAGAR, INTELIGENTES E IMPREVISÍVEIS COMO AS SERPENTES! E POSICIONAVAM-SE DEMOLINDO AS ESPERANÇAS E O ENTUSIASMO... E O MEDO IMPERAVA... E DO MEDO ALIMENTAVAM-SE AS TORMENTAS! TUDO CORRIA BEM, E DE REPENTE ALGO NO AR TRANSFORMAVA-SE EM PRENÚNCIO DE UM ESTRANHO SILÊNCIO... ALUCINANTE E ENSURDECEDOR! A TRISTEZA E O MEDO SE FAZIAM PRESENTES NO LINDO SEMBLANTE DA MENINA... E ELA RECOLHIA-SE EM SEU QUARTO ESCURO... SILÊNCIO TOTAL NA CASA... TUDO QUIETO AGUARDANDO UMA EXPLOSÃO QUE CERTAMENTE ACONTECERIA... ELA JÁ NÃO SE ALIMENTAVA, SEU OLHAR NÃO ERA MAIS SEU, UM ESTADO DE LETARGIA E AUSÊNCIA SE APODERAVA DE SEU SER... E DEPOIS DE ALGUNS DIAS... OUVIA-SE UM CHORO AGUDO QUE CRESCIA NA CASA... AO FINAL DO FÔLEGO, JÁ SOAVA COMO UIVO... LONGO, E TRISTE! SEGUIAM-SE OS GRITOS E TODOS CORRIAM PARA SEGURA-LA! E PROTEGE-LA DE SI MESMA! E OUVIAM-SE FRASES DESCONEXAS! DURANTE TODA SUA VIDA FORA ASSIM, FASES E CICLOS COMO A LUA! 
E ASSIM CAMINHARA ATÉ A VIDA ADULTA! MEIGA, INTELIGENTE, CALMA, MAS, TRANSFORMANDO-SE DE MODO SURREAL EM SUA EVOLUÇÃO. MAS NUNCA, NUNCA MESMO PERDERA A MANSIDÃO DO OLHAR E O SORRISO DE CRIANÇA. SEU AROMA SURREAL, SEU PERFUME MÁGICO, SEU CHEIRO DE LOURENÇO, AINDA PASSEIAM PELOS SEUS PERTENCES E GUARDADOS. NÃO HÁ MAIS CHORO, SE FORAM OS UIVOS ENSURDECEDORES, ACABARAM O MEDO E A ESCURIDÃO! FEZ-SE CLARIDADE DOURADA PARA FINALMENTE VIVER OS SEUS SONHOS DE MENINA MOÇA. DAQUI, LEVARA AS RECORDAÇÕES DO PATRONATO ANTES DO FATÍDICO DIA E UM LINDO TERÇO COM GRANDES CONTAS TRANSPARENTES...E NUM LINDO JARDIM, DEPOIS DE REGAR AS ROSAS PALANTADAS POR SUA MÃE, DEPOIS DE SONHAR ACORDADA DIVAGANDO COM A REVISTA CINELÂNDIA NA MEMÓRIA, EDITHE SORRI... BORDA E DESENHA SEUS PLANOS PARA O FUTURO, FAZ AS ARTES QUE APRENDERA NO ANTIGO PATRONATO... ALEGRA-SE PELO PASSAR DO TEMPO QUE É TÃO LENTO PARA ELA. O SOL COMEÇA A ESCONDER-SE E FAZ-SE IMENSO RASTRO DE LUZES COLORIDAS NO HORIZONTE... E ELA COLOCA-SE DE JOELHOS COM O TERÇO DE CONTAS TRANSPARENTES DANÇANDO ENTRE OS DEDOS DELICADOS, NÃO PARA PROMETER NADA, MAS PARA CUMPRIR OS AGRADECIMENTOS PELAS ANTIGAS PROMESSAS FEITAS À NOSSA SENHORA! ESTÁ ENFIM LIBERTA DOS MALES OBSCUROS...SUA MÃE CELESTIAL OUVIRA AS SUAS PRECES E AS DE SUA MÃE LAZINHA...
E EDITHE SORRI REFEITA EM PLENITUDE! AGORA É FELIZ!

  CÉLIA MOTTA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.